Aplicação de toxina botulínica no músculo espástico

Para que serve a toxina botulínica?

A toxina botulínica é indicada para pacientes neurológicos com espasticidade para diminuir espasmos musculares e melhorar a amplitude dos movimentos.

Como é o tratamento?

A toxina botulínica é aplicada pelo neurologista ou fisiatra, de forma injetável diretamente no músculo espástico e seus efeitos duram cerca de 3-6 meses.

Logo após a aplicação é extremamente necessários o tratamento fisioterapêutico para manutenção dos efeitos da aplicação e evolução da funcionalidade motora.

A aplicação da toxina botulínica mais o tratamento fisioterapêutico há a diminuição da tensão muscular local, aumento da mobilidade articular, melhor adaptação de corteses e prevenção de deformidades.

 

Seu exame não justifica a sua queixa de dor

Já recebi diversos pacientes em consultório que passaram por uma situação em que foram avaliados por médicos que fizeram diversos exames, não encontraram lesões e, portanto, invalidaram a dor do paciente.

Para estes pacientes, tento explicar o seguinte:

Dor não é igual a lesão.

Não necessariamente vamos achar uma lesão que justifique a dor.

Dor é uma resposta do cérebro  algum estímulo. E esse estímulo pode estar vindo de uma lesão ou não.

O ponto não é o estímulo em si, mas como o cérebro o interpreta.

E o que acontece com os pacientes com dor crônica é que eles recebem estímulos e o cérebro interpreta como dor, mesmo que seja um estímulo não doloroso.

Não deixe que invalidem a dor que você está sentindo. Só você sabe o que está passando. Procura profissionais que acolham suas necessidades com o devido cuidado.