Coisas que podem ajudar na retomada dos movimentos após AVC
- Estímulo com fisioterapeuta especializado em lesão neurológica. É fundamental para fortalecer os músculos e melhorar na coordenação.
- Terapia ocupacional. Ela tem como objetivo ajudar a retomar as atividades do dia a dia, como escovar os dentes e tomar banho, e adaptar o ambiente para facilitar a mobilidade.
- Atividade física. Manter uma rotina de exercícios adaptados à sua condição ajuda a prevenir a rigidez dos músculos e melhora a mobilidade.
- Tratar a espasticidade. A espasticidade é o endurecimento do músculo e o músculo endurecido não possui mobilidade, prejudicando o movimento. Tratamos a espasticidade com aplicação de toxina botulínica em consultório e notamos uma melhora considerável na mobilidade e redução da dor nos pacientes.
- Metas realistas. Estabeleça metas realistas para sua recuperação. Definir objetivos alcançáveis ajuda a manter o foco e a motivação.
- Apoio emocional. A recuperação após uma lesão neurológica poder ser emocionalmente desafiadora. Buscar apoio de um profissional de saúde mental e contar com o apoio de pessoas que você confia pode ajudar a lidar com estresse e ansiedade.
Lembrando que cada caso é único e é importante o acompanhamento de perto com o fisiatra.