Você conhece as 5 formas de ajudar alguém com fibromialgia?
Se você conhece, provavelmente já se perguntou: “como será que eu posso ajudar?”
Existem maneiras muito eficientes de você não só ajudar a amenizar a dor, como participar ativamente desse processo, levando uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.
Vamos descobrir como?
1 – busque informações sobre o que é fibromialgia – como ela é desencadeada, como se desenvolve, quais são seus fatores agravantes e, principalmente, quais são os seus gatilhos.
Porque como já sabemos, os fibromiálgicos sofrem muitos preconceitos, são discriminados pelas recorrentes dores que pessoas comuns como nós, não conseguem entender.
A partir disso, podemos nos inserir no processo de tratamento junto com o paciente. Você quer descobrir como?
2 – Fazer exercícios físicos – que tal chamar seu amigo ou familiar para se exercitar com você?
Um passeio, uma caminhada, uma ida a academia já são suficientes para você mantê-lo incentivado, ao mesmo tempo que ele vai se sentir aliviado pelas dores causadas pela fibromialgia.
E não é isso. Porque os benefícios do exercício físico, os gatilhos da dor crônica podem ser evitados com simples gestos de empatia e solidariedade que você pode oferecer.
3 – Estimular uma alimentação saudável – você sabia que um dos gatilhos da fibromialgia é a alimentação? A alimentação está diretamente ligada às inflamações musculares e nervosas.
Por isso é importante que o paciente com fibromialgia tenha uma alimentação rica em magnésio, potássio e ômega 3 que aliviam os sintomas da dor.
Chame seu amigo ou familiar para iniciar uma dieta alimentar com você, por exemplo.
Além de incentivá-lo, você estará ajudando a eliminar um dos gatilhos da dor.
Ou quando você estiver com ele evite comer alimentos com glúten, lactose e tantos outros que são inflamatórios.
Esse tipo de atitude pode ser um enorme diferencial para ele e vai contribuir muito para o seu tratamento.
Mas, além disso, você ainda pode ajudar de forma simples: o que você acha de se inserir no cotidiano da pessoa?
4 – Que tal ajudar seu amigo ou familiar nas tarefas domésticas?
Uma forma muito eficiente de ajudar pessoas que sofrem de fibromialgia é sem dúvida sua disponibilidade de tempo oferecendo ajuda simples e direta.
Pode parecer que não é muita coisa, mas se você ajudar nas tarefas do dia a dia, como por exemplo, limpar a casa, lavar a louça, passar a roupa, você estará poupando muito a energia dessa pessoa que um simples trabalho doméstico pode significar um esforço imenso, gerando um cansaço enorme que pode desencadear a dor.
Esses pequenos gestos vão contribuir muito para o tratamento do fibromiálgico e, também, para você que começa a aprender a lidar com essa realidade e passa a entender a doença dentro da normalidade.
E de que normalidade é essa que estamos falando?
5 – Não sinta pena do portador de dor crônica – a fibromialgia tem que ser encarada apenas como uma realidade que pode ser contornada.
Sentir pesar só vai contribuir para que essas pessoas se sintam cada vez mais pressionadas, se sintam um estorvo na vida de familiares e amigos, o que pode desencadear uma das principais consequências de quem sofre de dor crônica: a depressão.
Trate com normalidade e mostre que você está disponível para entender e ajudar.
Faça com que seu amigo ou familiar se sinta entendido e acolhido. Que você entende que a sua dor é real e precisa do entendimento das pessoas que estão em volta, assim como você está tendo a partir de agora.
A sua vontade de ajudar já vai ter um significado enorme para essa pessoa. Ela vai se sentir acolhida, amada e sabendo que pode contar com você.
Seja essa pessoa para o paciente de fibromialgia. E aí vamos começar a acolher nossos amigos e parentes que sofrem de dor crônica?