Já perdi as contas de quantos pacientes chegam ao consultório com medo de ficarem paraplégicos por conta de uma hérnia de disco.
São casos RAROS, mas podem acontecer. Geralmente acontece com hérnias de disco CAUSADAS POR TRAUMAS, como quedas ou acidentes, que podem causar uma compressão importante da medula.
👉 E existem casos em que pacientes com uma hérnia “clássica” (que não foi causada por um trauma) ficaram paraplégicos?
SIM! Embora extremamente raro, pode acontecer.
Um exemplo é o relato de caso do estudo “Sudden Paraplegia Caused by Nontraumatic Cervical Disc Rupture: A Case Report”, em que uma paciente de 38 anos apresentou paraplegia “de repente”, assistindo televisão, sem ter sofrido nenhum trauma anterior.
Nesses casos, podem acontecer rupturas do disco cervical, torácica ou lombar. E essas rupturas podem comprimir a medula de forma aguda e importante, podendo deixar o paciente paraplégico.
👉 Mas vale ressaltar que a paraplegia de início súbito não traumático devido à hérnia de disco cervical é MUITO RARA. Para se ter uma noção, até a data em que este estudo foi publicado, apenas 10 casos tinham sido relatados na literatura.
📌 Referências:
“Sudden Paraplegia Caused by Nontraumatic Cervical Disc Rupture: A Case Report”. Publicado em: Korean Journal of Spine. Autores: Sung Min Kim, Byeong Sam Choi, and Sungjoon Lee. Fonte: US US National Library of Medicine National Institutes of Health | National Center for Biotechnology Information (NCBI).
Nesse caso essa paraplegia pode se reverter
Não tou conseguindo trabalhar direito. Sinto muitas dores do meu lado direito. Começa doer no quadril. E vai até a pantoria.remedio nenhum resolvi.
Eu estava assim, fui enganada por um fisioterapeuta que só me cobrou, disse pra eu nao fazer ressonância magnética, porque meu caso não era hérnia e nada, falou que era apenas obstrução mecanica lombar. Minhas dores se intensificaram depois que fui nele. Tomei meu rumo, fiz exame de ressonância magnetica e o resultado foi hérnia extrusa L5/ S1 que comprimia acentuadamente meu nervo e me causava dores terríveis do glúteo até o pé. Fui ao medico ortopedista especialista em coluna, que me disse tudo que eu tinha igual ao exame sem ter visto o exame antes. Meu caso era cirúrgico e eu corria o risco de perda neurológica. Fiz a cirurgia e estou em pós operatório de 1 semana. A dor sumiu. Sigo em atestado medico. Procure ajuda e faça exame ressonancia magnética! Dor que não passa com muito remédio não é normal.
Comecei a trabalhar a 2meses limpeza tenho fazer uma cirurgia de hérnia na cervical quando voltar do benefício posso ser demitida tenho 60 anos
Eu trabalhei muitos ano como marceneiro. Pegando madeiras e móveis pesados .agora não consigo ficar em pé direito pois minha coluna dói muito.
Che as minhas pernas na altura do quadril .até os dois fêmur. Ficam dormentes.meu joelho esquerdo .está dormente a mas de 1 mês e sinto muita dormência também na mão esquerda .minhas costas ficam dormentes
Paraplegia por hérnia torácica pode reverter, já viram algum caso de hérnia torácica, operei a coluna 4 vezes, a coluna já não dói mais, porém as pernas com muita espasticidade, e de vez em quando consigo estender perna e dobrar o joelho direito.